Histórico
A criação do GT de Estudos de Gênero Anpuh/Nacional aconteceu no dia 25 de julho de 2001, durante o XXI Simpósio Nacional da ANPUH realizado em Niterói – RJ. Na ocasião reuniram-se pesquisadoras/es de diferentes estados do Brasil, vinculados ao tema Gênero, com o objetivo de iniciar a formação de um Grupo de Trabalho de âmbito nacional, conforme o regulamento da Associação Nacional de História.
Durante esta reunião, foi eleita a professora Rachel Soihet como coordenadora nacional, com a tarefa de organizar nacionalmente os núcleos regionais para a consolidação do referido GT. As professoras Suely Gomes Costa, da UFF, e Lídia Possas, da UNESP de Marília, foram escolhidas coordenadoras do GT nos núcleos regionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente. Com o objetivo de impulsionar a formação de um GT regional em Santa Catarina, associou-se à iniciativa a Professora Joana Maria Pedro, da UFSC.
Em julho de 2003, aconteceu o segundo encontro do GT de Estudos de Gênero da Anpuh Nacional durante o XXII Simpósio Nacional de História da ANPUH em João Pessoa, na Paraíba, realizado em 27 de julho à 1ª de agosto de 2003. Na ocasião foi proposto o Simpósio Temático de nº. 29 intitulado: Gênero, Poder e Representações Sociais, tendo como coordenação as professoras : Rachel Soihet, UFF/RJ, Suely Gomes Costa, UFF/RJ e Lídia M. Vianna Possas, UNESP/SP . Foi nesta ocasião realizada a 2º reunião administrativa do GT de Estudos de Gênero Anpuh/Nacional. A Profa. Dra. Rachel Soihet foi reconduzida como Coordenadora Nacional do GT.
Em julho de 2004 aconteceu a terceira Reunião do GT Estudos de Gênero da Anpuh Nacional, por ocasião do Encontro da ANPUH Regional de Santa Catarina. Neste Encontro esteve presente a Coordenadora Nacional do GT a Profa. Rachel Soihet sendo a mesma reconduzida ao cargo de Coordenadora Nacional do GT.
Em julho de 2005, ocorreu a quarta reunião, durante o XXIII Simpósio Nacional da ANPUH em Londrina, com o tema “Guerra e Paz”. Nesta ocasião ficou definido que os textos apresentados nos Simpósios, ligados ao GT, seriam enviados para uma comissão que se encarregaria de publicá-los em revistas, na forma de dossiês.
Em julho de 2006 – ocorreu a quinta reunião do GT Estudos de Gênero da Anpuh Nacional, durante o XVIII Encontro Regional da ANPUH/Assis/SP. Foi feito na ocasião uma nova chamada de trabalhos para publicação em dossiês.
Em julho de 2007 – ocorreu a sexta reunião do GT Estudos de Gênero da Anpuh Nacional, por ocasião do XXIV Simpósio Nacional de História – São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Na ocasião a Coordenação do GT Estudos de Gênero que vinha sendo feita pela Profa. Dra. Rachel Soihet, passou para a Profa. Dra. Joana Maria Pedro.
Em agosto de 2008 – ocorreu a sétima reunião do GT Estudos de Gênero da Anpuh Nacional por ocasião do Simpósio Internacional Fazendo Gênero 8: Corpo, violência e poder, realizado em Florianópolis, Santa Catarina entre 25 e 28 de agosto de 2008. Nesta reunião ficou decidido que seria criada uma página de internet e foi escolhido um logo para o GT.
Em julho de 2009 – ocorreu a oitava reunião do GT Estudos de Gênero na Anpuh Nacional, por ocasião do XXV Simpósio Nacional de História em Fortaleza, Ceará. Nesta ocasião foi reconduzida como coordenadora a Profa. Joana Maria Pedro e como sub-coordenadora foi escolhida a Profa. Dra. Lidia Maria Vianna Possas.
Em agosto de 2010 – ocorreu a nona reunião do GT Estudos de Gênero da Anpuh Nacional por ocasião do Simpósio Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades e Deslocamentos, realizado em Florianópolis, Santa Catarina entre 23 e 26 de agosto de 2010. Nesta ocasião foram levantadas propostas para as atividades do GT na Anpuh Nacional em São Paulo.